quinta-feira, 6 de novembro de 2008

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Andanças 2008

Para quem nunca participou no Andanças, é um festival de Verão de música e dança, com uma vertente ecológica muito grande, onde a cada ano se pretende melhorar algo...e estão a conseguir. a organização fica a cargo da PédeXumbo.



O tratamento de igualdade entre pessoas, a enorme capacidade e empenho das pessoas da chamada equipa ECO, dos agentes locais e da base de voluntariado, são talvez a chave para o sucesso de mais uma edição deste Encontro, o 13º.


A girassol, por iniciativa própria, propôs a essa equipa, participar no evento, de forma voluntária, com o tema das cozinhas solares e da energia solar térmica. Pretendíamos dar a conhecer esta forma de cozinhar, ensinar a construir algumas cozinhas solares e ainda fornecer um painel solar para preparação de águas quentes sanitárias para uso nos banhos solares.


Essa equipa não poderia ter recebido melhor a proposta e desde cedo mostrou interesse e disponibilidade para tal acontecer. E aconteceu! dia 4 de Agosto, lá estavam fornos solares para os campistas cozinharem e para fazermos alguns almoços, lanches e jantares solares, assim como outras experiências com o poder do Sol.








Foi com muito prazer que recebemos por um dia, o professor Celestino Ruivo como convidado especial da girassol e da pédexumbo, para um dia em cheio de cozinhas solares.





Foi uma participação muito gratificante para a girassol. É uma experiência a repetir e a melhorar, sempre a melhorar!!!


deixo-vos um arroz de marisco que preparámos para uns amigos, no concentrador parabólico...bem bom :)

Até para o ano andanças !!!



No jornal diário do Andanças 2008

(clica nas imagens para aumentar)
7 de Agosto

10 de Agosto

sábado, 16 de agosto de 2008

a caminho do Andanças, mais uma instalação

é uma velux grande no telhado???
Nada disso, é mais um colector solar de 20 tubos de vácuo super condutores, com acumulador de 200 L, instalado pela girassol.

a poupança na factura energética é irrefutável, pois a família tem actualmente o apoio desligado, e ficou bem bonito no meio de Sever do Vouga, na Quinta do Barco.



Esta família, além deste sistema, tinha já adquirido um forno solar à Girassol. Está portanto a explorar a opção energia solar térmica ao máximo, protegendo o ambiente e reduzindo a sua factura energética.

Bem hajam!!!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

nova cozinha solar do tipo concentrador parabólico

faltava-nos uma destas... o princípio é básico é: a radiação que incide sobre a parabólica, é concentrada no foco da mesma. A distância focal, foi calculada matematicamente e ....






...verificada empiricamente.




não conseguimos ler mais temperatura, porque a sonda já derretia...

Abaixo ou acima desse ponto, para ter mais área de concentração, posicionamos a panela.

A desvantagem desta cozinha em relação às do tipo caixa (forno), é que é preciso reposicionar mais vezes em relação ao movimento aparente do sol, o que pode ser ser feito sem alterar a posição do cavalete, corrigindo a posição da panela.


no entanto é muito mais potente, fritando batatas para mais um almoço solar na serralharia Artifer, nosso parceiro de negócios.

A energia da Terra precisa ser renovada. As ideias novas precisam de espaço. O corpo e a alma precisam de novos desafios. O futuro tornou-se presente, e todos os sonhos - excepto os que envolvem preconceitos - terão oportunidade de se manifestar.

in Manual do Guerreiro da Luz, PCoelho

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Algumas Instalações - Ílhavo

Instalação para três pessoas com acumulador de 110L


esta instalação é a nossa instalação de testes.
inicialmente propôs-se um sistema de 200L para uma família de 3 ocupantes. entretanto desafiou-se a família a optar por uma solução bem mais económica e que estimulasse a racionalização da água. Deixamos estrutura de suporte para depósito de 200L que será retirada, ou não, conforme o seu comportamento.

instalação de um depósito de 110L, com colector de 12 tubos de vácuo, protegido pela cobertura a norte, com um desvio para este de cerca de 25º do óptimo, que é o azimue sul e com uma inclinação de 45º, para ser mais eficaz no inverno. uma vez que durante o verão há muita radiação disponível.

Este sistema, tem como apoio um esquentador existente e adaptado com um módulo solar vulcano, para um uso mais racional da energia solar e maior conforto do utilizador. Se a água não estiver pelo menos a 45º no acumulador solar, será o esquentador a dar o apoio.



Algumas Instalações - Casa da Ria

Aqui instalamos 2 painéis Vulcano e um acumulador de 300L.



enchimento do circuito
Foi dado o arranque da instalação no final de Janeiro e até à data a família da Casa ainda não teve de comprar mais botijas de gás (45 L/cada). Habitualmente consumiam cerca de duas por mês



O apoio deste sistema solar térmico é uma caldeira de chão a gás, semelhante a este esquema e o acumulador está separado dos colectores cerca de 10m.


Algumas Instalações - Carvalheira

Uma instalação semelhante, de fácil instalação e de baixo custo.


Neste caso, tratou-se de uma substituição de um equipamento que já funcionava há mais de 10 anos.

O utilizador constatou que o rendimento deste colector de tubos de vácuo era bastante superior ao que tinha anteriormente instalado.
O que vai ao encontro das nossas expectativas que é o de trazer de facto, valor acrescentado ao nossos clientes, com as nossa soluções.

Algumas Instalações - Senhora Vagos

instalação de um sistema de termossifão com depósito de 200L



Com esta instalação, espera-se uma redução da factura energética desta família na ordem dos 70 a 80%.



tem um controlador com visor, onde temos a informação da água no acumulador e a possibilidade de gerir um apoio eléctrico incluído