sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Oficina de cozinhas solares e almoço solar nas Termas Azenha III

(clica na imagem para aumentar)


2 comentários:

Carlos Santos disse...

Boa tarde,
depois do que aprendi e do que ainda há para evoluir, ainda bem que vamos atravessar o Inverno, com pouco Sol. Deste modo, dá tempo para construir, experimentar e preparar para o Sol do ano que vem e por aí em diante. Quanto mais não seja, que pela razão do azimute solar do Inverno temos pouca radiação. Ora bem, um forno que consiga cozinhar no Inverno...

No entanto, em 20 minutos fiz um "descongelador solar". Quanto às castanhas, entusiasmei-me demasiado e não deu. Demasiada quantidade, cerca de um kilograma. Mas já tenho resultados.

Carlos Santos

HRé disse...

viva carlos,

um kg de castanhas é de facto muito :). é importante experimentar com pequenas quantidades, inclusivé pouca água. por exemplo arroz: geralmente colocamos o dobro de água do que arroz. "ao sol", é cozinhado com igual quantidade de água, por vezes um pouco mais.
Quanto à cozinha solar no inverno e à nossa localização geográfica...somos dos países europeus com mais horas de sol, estamos a 40º de latitude. temos cerca de 3500 horas de sol por ano. a alemanha tem cerca de 1800 h/ano e investe fortemente em energia solar térmica :).
cozinhar no inverno, pode ser um desafio, mas não é de todo impossível.
aguardo com expectativa resultados dessas experiências :).
Ao dispor,